Apresentação

A Área de Pesquisa em Termodinâmica e Processos de Separação do DEQ-UFSCar foi criada em 2012 como decorrência da crescente necessidade de estudos aprofundados nos fenômenos fundamentais que ocorrem nas unidades de processos de separação na Indústria Química e de Processos, visando o aumento de produtividade, a economia de energia e a possibilidade de aumento de pureza dos compostos produzidos.

Para tanto, estuda a cinética e a termodinâmica de equilíbrio dos processos químicos de separação de compostos e produtos químicos, convencionais e não convencionais. Cada vez mais, o estudo de processos industriais exige um enfoque holístico, tratando os problemas sempre que possível de forma integrada e sistêmica, combinando as diversas unidades de processo aos sistemas de separação como um todo.

Em todos os trabalhos de pesquisa visa-se a aplicação aos problemas da Engenharia Química em geral e em particular à Indústria Química, sempre partindo dos conceitos básicos dessa Engenharia. Procura-se também utilizar as mais modernas técnicas analíticas e de informação, através de equipamentos e softwares avançados.

Membros
Laboratórios
Contato
Postagens da Área

Nenhuma Postagem Publicada