Apresentação
PRH-44

O Programa de Especialização em Biocombustíveis foi implantado no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (DEQ/UFSCar) em 2010, por meio de um convênio firmado com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O objetivo do Programa de Especialização em Biocombustíveis é atingir a excelência na formação de recursos humanos na área de Biocombustíveis.

As áreas de concentração do Programa são:

  • Produção de Biodiesel, Etanol e Biogás
  • Gaseificação e Pirólise
  • Monitoramento Ambiental
  • Métodos Computacionais na Área de Biocombustíveis
  • Etanol de Segunda Geração
  • GTL
  • BTL
  • Novos Combustíveis (DME, n-butanol, etc)
  • Conversão de CO2

O Programa oferece bolsas em nível de Graduação, Mestrado e Doutorado com recursos concedidos pela ANP e dispõe de auxílio para o desenvolvimento dos projetos e para a participação dos bolsistas em congressos nacionais e internacionais. Além disso, o Programa oferece oportunidades de visitas técnicas a indústrias de biocombustíveis e, periodicamente, traz convidados do setor de biocombustíveis para proferirem palestras no DEQ, estreitando assim a relação entre os alunos do Programa e a indústria.

Os alunos que concluem sua participação no Programa de Especialização em Biocombustíveis recebem um certificado e saem com perspectivas reais de aproveitamento no mercado de trabalho.

Histórico do PRH-44

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (PPG-EQ/UFSCar) iniciou suas atividades com o oferecimento do curso de mestrado em agosto de 1982 O curso de doutorado iniciou suas atividades em março de 1990. É atualmente considerado como um dos programas de excelência dentro da Pós-Graduação em Engenharia Química no país, obtendo conceito 7 na última avaliação da CAPES.  O curso de graduação em Engenharia Química também tem recebido, nas últimas avaliações do INEP, o conceito máximo, situando-o como um dos melhores do país.

Os pontos fortes que levaram aos níveis referidos são a dedicação integral da maioria absoluta de seu corpo discente e de praticamente todo o corpo docente e o estreito relacionamento com o Departamento de Engenharia Química (DEQ/UFSCar), o que envolve cinco áreas cujos laboratórios abrigam os alunos em trabalhos de dissertação e tese, além dos alunos de graduação que neles desenvolvem seus trabalhos de IC e de conclusão de curso (trabalho de graduação). A forte integração com o curso de graduação é parte da filosofia de ensino e pesquisa solidamente baseada nos conceitos fundamentais, chamados de Ciências da Engenharia Química, que permite a formação de profissionais aptos a colaborar racional e criativamente na pesquisa e desenvolvimento de processos químicos. Alunos de Iniciação Científica participam rotineiramente e de forma articulada nos trabalhos dos alunos de Mestrado e Doutorado, cujas atividades de investigação científica são desenvolvidas no âmbito das linhas de pesquisa, definidas pela área de atuação. Os trabalhos envolvem, sempre que possível, uma integração entre alunos que desenvolvem trabalhos de graduação (TG), Iniciação Científica (IC), Mestrado, Doutorado e pesquisadores Pós-doutorandos.

O oferecimento do Programa de Especialização em Biocombustíveis, em níveis de graduação e pós-graduação, surgiu como uma conseqüência natural do trabalho já desenvolvido em pesquisa e ensino envolvendo etanol e biodiesel e também está relacionado com a localização física do campus da UFSCar, na região de Ribeirão Preto, que se destaca por ser um dos maiores pólos de produção de cana-de-açúcar e etanol do país. Isso leva a uma relação natural com as usinas da região e de todo o Estado de S. Paulo.

Cursos e Especializações
  • Graduação em Engenharia Química:  Engenharia de Desenvolvimento de Biocombustíveis
  • Mestrado em Engenharia Química: Especialização em Biocombustíveis
  • Doutorado em Engenharia Química: Especialização em Biocombustíveis
Corpo Docente
Coordenador
Pesquisadora Visitante
Comissão Gestora
Professores Participantes