Disciplinas do PRH 39

Disciplinas de graduação do PRH 39 – optativas técnicas do curso de EQ

Introdução à Tecnologia de Biocombustíveis

Ementa: Conceitos gerais e definições. Matérias-primas para produção de etanol e biodiesel. Etapas do processo fermentativo. Reações de esterificação e transesterificação. Processos reacionais homogêneos e heterogêneos. Catalisadores para biodiesel. Subprodutos e utilidades.

 

Produção de Biocombustíveis via Alcoolquímica

Ementa: Conceitos gerais. Produção de etanol. Produção de hidrogênio por reforma a vapor do etanol. Produção de gás de síntese a partir do etanol. Combustíveis derivados de gás de síntese: dimetil éter, n-butanol, gasolina e diesel sintéticos.

 

Produção de Biocombustíveis via Rotas Bioquímicas

Ementa: Conceitos gerais e definições. Matéria-prima para produção de etanol. Preparo de mosto e inóculo para produção de etanol. Fermentação alcoólica. Destilação, retificação e desidratação. Balanço de massa na fermentação. Hidrólise enzimática de bagaço. Controle de produção e qualidade. Produção e uso de biogás e biometano.

 

Termodinâmica de Biocombustíveis

 Ementa: Introdução. Importância da teoria de grupos para previsão de propriedades. O equilíbrio de fases para soluções. Formulações "fi-fi" e "gama-fi". Modelos termodinâmicos e suas faixas de aplicação. O equilíbrio químico. Teorias de contribuições de grupos e outros métodos preditivos.

 

Introdução à Catálise Heterogênea

Ementa: Conceitos gerais em catálise. Tipos de sistemas catalíticos. Propriedades dos catalisadores sólidos. Adsorção de um fluido sobre sólidos.

 

Tópicos em Reatores Químicos Heterogêneos

Ementa: 1. Introdução. 2. Interação fluido-sólido. 3. Velocidade das reações catalíticas gás-sólido.4. Efeitos do transporte de massa e calor externo. 5. Transporte de massa interno. 6. Reatores heterogêneos catalíticos. 7. Modelos de reatores heterogêneos. 8. Laboratório.

 

Tópicos em Biotecnologia

Ementa: 1. Tecnologia de enzima imobilizada. 2. Tecnologia de célula imobilizada. 3. Separação e purificação de produtos biotecnológicos. 4. Economia e segurança em bioprocessos. 5. Laboratório.

 

Operações Unitárias da Indústria Química 4 (com ênfase na utilização de simuladores e voltada para produção de etanol e biodiesel)

Ementa: 1. Tópicos especiais de operações unitárias envolvendo transmissão de calor. 2. Tópicos especiais de operações unitárias envolvendo transmissão de calor e massa. 3.Aplicações de simuladores de processos (Aspen Plus) a processos de produção de etanol e biodiesel.

 

Controle de Bioprocessos

Ementa: 1. Sensores: físicos, químicos e biológicos. 2. Medida de variáveis em sistemas biológicos. 3. Instrumentação de biorreatores. 4. Controle de biorreatores. 5. Reator batelada. 6. Reator batelada alimentada. 7. Otimização de biorreatores. 8. Aspectos gerais da automação industrial de processos bioquímicos. 9. Aspectos gerais da utilização de técnicas alternativas para o controle de bioprocessos.

 

Metodologia de Pesquisa Científica

Ementa: Iniciação à pesquisa e investigação científica. Revisão Bibliográfica: levantamento do estado da arte. A escolha do tema. Elaboração do plano de pesquisa. Planejamento do trabalho e tratamento de dados. Redação de textos científicos.

 

Aproveitamento de Resíduos e Co-produtos das Cadeias do Biodiesel e do Etanol

Ementa: introdução e conceitos gerais. Vinhaça: otimização da etapa de destilação para minimização da produção; ajuste da composição e utilização como fertilizante; fermentação anaeróbia para produção de gás de síntese; outras aplicações. Leveduras: otimização da produção; utilização como fonte de proteínas e outras aplicações. Bagaço de cana-de-açúcar: utilização como fonte de energia (cogeração); hidrolise química e enzimática para produção de etanol. Aproveitamento de glicerol: reforma a vapor do glicerol para produção de hidrogênio e gás de síntese; produção de éteres e ésteres; outros subprodutos.

 

Análise e Controle de Qualidade de Biocombustíveis

Ementa: Conceito de qualidade do produto. Métodos químicos de Análise. Especificações e normas técnicas. Inspeção de qualidade. Controle estatístico de qualidade. Gestão de qualidade total. Introdução à melhoria de qualidade.

 

Disciplinas de Pós-graduação do PRH 39

Introdução à Tecnologia de Biocombustíveis
Ementa: Introdução. Matérias-primas para produção de etanol e biodiesel. Etapas do processo fermentativo. Reações de esterificação e transesterificação. Rotas metílica e etílica. Biogás. Processos reacionais homogêneos e heterogêneos. Catalisadores para biodiesel. Pirólise e gaseificação de biomassa. Subprodutos e utilidades.

 

Introdução à Catálise Heterogênea
Ementa: Classificação dos catalisadores sólidos. Caracterização de catalisadores. Critérios de seleção. Mecanismos de catálise superficial. Princípios de Preparação de catalisadores. Envenenamento e recuperação.

 

Reatores Bioquímicos
Ementa: Reações enzimáticas e microbiológicas; Modelos cinéticos; Análise de reatores enzimáticos; Análise de reatores microbiológicos.

 

Controle Ambiental
Ementa: Conceitos fundamentais; Gases Tóxicos: Captação, Transporte, Depuração e Desodorização. Eliminação do pó: processos e equipamentos; Dispersão na atmosfera.

 

Limpeza de Gases
Ementa: Poluição do ar: causas e efeitos principais; Partículas em suspensão: Propriedades físicas e químicas; Ar respirável; Remoção de partículas de gases: mecanismos de captura e adesão de aerossois; Princípios de coleta e equipamentos; Projeto de equipamentos.

 

Projeto de Dissertação em Engenharia Química voltado a Biocombustíveis
Ementa: Trabalho individual desenvolvido segundo o método científico, visando a elaboração de um projeto de pesquisa, em nível de dissertação de Mestrado.

 

Seminários de Engenharia Química voltado a Biocombustíveis
Ementa: Apresentação e exposição pelo aluno, do andamento de seu trabalho de Dissertação.

 

Tópicos Especiais em Produção de Biocombustíveis via Catálise Heterogênea
Ementa: Produção de hidrogênio por reforma a vapor do etanol. Produção de gás de síntese a partir do etanol. Produção de gás de síntese a partir do biogás. Catalisadores para rotas GTL. Síntese de Fischer-Tropsh. Combustíveis derivados de gás de síntese: dimetil éter, n-butanol, gasolina e diesel sintéticos.

 

Tópicos Especiais em Produção de Biocombustíveis – Rotas Bioquímicas
Ementa: Fermentação alcoólica. Esterificação e transesterificação enzimáticas. Fermentação anaeróbia de resíduos para geração de biogás. Subprodutos e utilidades.

 

Metodologias para Análise e Controle de Qualidade de Etanol e Biodiesel
Ementa: Conceito de qualidade do produto. Métodos químicos de Análise. Especificações e normas técnicas. Inspeção de qualidade. Controle estatístico de qualidade. Gestão de qualidade total. Introdução à melhoria de qualidade.

 

Engenharia de Bioprocessos e Sistemas
Ementa: Plataformas de simulação de processos. Analise e otimização da produção de bicombustíveis utilizando ferramentas computacionais. Avaliação econômica e de impacto ambiental de processos de produção de bicombustíveis por rotas bioquímicas.