Marcelo Perencin de Arruda Ribeiro

E-mail: marceloribeiro@ufscar.br

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0381402687491195

Biografia

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2001), finalizou seu doutorado (doutorado direto) em Engenharia Química pela mesma instituição (2007). Durante o doutorado, estagiou junto ao Othmer Department of Chemical and Biological Sciences and Engineering, Polytechnic University (NY/USA). No pós-doutorado, participou de pesquisas junto ao LaDABio no DEQ/UFSCar (2007-2009). Realizou estágio pós-doutoral (2007-2008) no Department of Chemical and Biomedical Engineering, Cleveland State University (OH/USA). Atualmente é professor associado no Departamento de Engenharia Química da UFSCar. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em modelagem, simulação, otimização e monitoramento de bioprocessos. Tem focado diversos bioprocessos industriais para a produção de: bioetanol a partir de cana-de-açúcar; prebióticos a partir de resíduos da indústria de laticínios; antibióticos via química verde e vacina.
============================

Marcelo Ribeiro is an associate professor of the Chemical Engineering Department at Federal University of São Carlos (UFSCar), where he has been since 2013. From 2010 to 2012 he worked as a professor at Federal University of São João Del-Rei (UFSJ), in the Department of Chemistry, Biotechnology and Bioprocess Engineering. He received a B.S. in 2002 and his Ph.D. in 2007, both in Chemical Engineering from UFSCar. During his Ph.D. he studied as an intern in the Othmer Department of Chemical and Biological Sciences and Engineering at Polytechnic University (NY). He was a postdoctoral fellow at Cleveland State University (OH), in the Department of Chemical and Biomedical Engineering. His research interests are in modeling, simulation, optimization and monitoring of bioprocesses. He has been focusing in several industrial bioprocesses for production of: bioethanol from sugarcane; prebiotics from dairy residues; antibiotics via green chemistry and vaccines.
============================

Disciplinas que atualmente ministra:
- ENQ 150 - Termodinâmica Química Aplicada (Pós-graduação)
- 10104-4 - Termodinâmica para Engenharia Química 1
- 10518-0 - Projetos de Algoritmos e Programação Computacional para Engenharia Química
- 10501-5 - Princípios dos Processos Químicos

Área de Pesquisa