Engenharia Bioquímica

A área de Engenharia Bioquímica do DEQ/UFSCar, criada em 1981, estuda bioprocessos em que enzimas, microrganismos ou células animais, selvagens ou recombinantes são utilizados para obtenção de produtos de grande interesse para a sociedade, tais como antibióticos, biocombustíveis, hidrolisados protéicos, enzimas e etc. Para alguns desses produtos, os processos bioquímicos são a única alternativa para a sua obtenção ou se mostram extremamente vantajosos quando comparados a rotas envolvendo sínteses químicas.

Os bioprocessos para obtenção de importantes produtos nas áreas química, alimentícia e farmacêutica são estudados sob a ótica da Engenharia Química sendo avaliadas as diferentes etapas de transformação, desde a escolha e preparação da matéria prima, análise do biorreator e otimização das condições de produção até o estudo e definição das principais etapas de recuperação do bioproduto.

Aplicam-se no desenvolvimento desses processos biotecnológicos diferentes técnicas de biologia molecular, de concentração/purificação de biomoléculas, de imobilização de enzimas e células, além do uso de diferentes bioreatores convencionais e não-convencionais aplicados na obtenção dos bioprodutos. Atualmente a área é composta de 6 professores doutores atuando cada um em pelo menos uma das linhas de pesquisa citadas.