Cromatógrafo a Gás Agilent 8860 GC System Custom

O Cromatógrafo Gás Agilent 8860 GC System Custom foi concedido no Programas Especiais - Programa Nova Geração de Pesquisadores - PNGP - Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial - Chamada de Propostas (2022) - Processo FAPESP 2022/02980-1. O equipamento será instalado no Laboratório de Tecnologias Ambientais, localizado no Departamento de Engenharia Química da UFSCar, localizado em São Carlos – SP.

O cromatógrafo será acoplado a uma unidade fotocatalítica para identificação e quantificação dos produtos. Além disso, o cromatógrafo a Gás Agilent 8860 GC System Custom está conectado a três detectores: dois detectores de condutividade Térmica (TCD) e um detector de ionização por Chama (FID), o que possibilita a avaliação uma ampla gama de produtos formados durante o processo reacional. A presença de um segundo TCD também permite a análise de baixas concentrações de hidrogênio presentes no meio reacional. É importante destacar que o equipamento foi montado de forma a permitir o acoplamento direto dos reatores utilizados no processo ao CG, permitindo a análise online dos produtos de reação e a avaliação da estabilidade fotocatalítica dos materiais durantes longos tempos de operação.

Descrição do Equipamento

O cromatógrafo a gás Agilent 8860 GC System Custom é composto por um Sistema Valvulado conectado a colunas cromatográficas, além de dois detectores de condutividade térmica (TCD) e um detector de ionização de chamas (FID). O Sistema é constituído por dois canais em paralelo, cada um podendo operar com gases de arraste diferentes, e ambos ligados a um detector TCD. Cada canal possui duas colunas, que podem operar em série ou em série-paralelo. Além disso, o sistema inclui mais um canal com uma coluna ligada a um detector FID.

Principais componentes Presentes no Cromatógrafo a Gás Agilent 8860 GC System Custom: 

  • Capillary S/SL Inlet com EPC for 8860
  • FID com EPC for 8860
  • TCD com EPC for 8860
  • TCD com EPC, Left Side of GC for 8860
  • Controle de módulo pneumático
  • Coluna cromatográfica modelo: 6ft 1/8 2mm HayeSep Q 80/100 SST
  • Coluna cromatográfica modelo: 10ft 1/8 2mm Molsieve 5A 80/100 UM
  • Coluna cromatográfica modelo: 6ft 1/8 2mm Molsieve 5A 45/60 UM
  • Versão do software: OpenLab CDS VL Workstation software.

Comitê Gestor

O Comitê Gestor do equipamento é composto pelos seguintes membros:

Prof. Dr. Francisco Guilherme E. Nogueira (DEQ/UFSCar) - Coordenador do Projeto FAPESP 2022/02980-1

Prof. Dr. Luis Augusto Martins Ruotolo (DEQ/UFSCar)

Dra. Alyne Bernardes Veroli, técnica especialista em cromatografia gasosa (DEQ/UFSCar)

Comitê de Usuário

Profa. Dra. Fernanda Casciatori, Docente do Departamento de Engenharia Química – Universidade Federal de São Carlos – São Carlos – SP

Prof. Dr. João Henrique Lopes – Docente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos – SP

Profa. Dra. Maria Cristina Silva - Universidade Federal de São João del Rei, Campus Dom Bosco em São João del Rei – MG, especialista em cromatografia gasosa

Normas de Utilização e Agendamentos

A utilização do EMU será organizada pelo Comitê de Usuários, seguindo políticas definidas pelo Comitê Gestor.

O usuário deve solicitar a análise enviando um e-mail para emu_latea@gmail.com, com cópia para nogueira@ufscar.br.

No e-mail enviado para agendamento, devem ser incluídas as seguintes informações:

  • Informações de contato do solicitante: Nome completo, empresa/afiliação, endereço de e-mail e número de telefone.
  • Tipo de análise: Especifique o tipo de análise desejada, como identificação de compostos, quantificação de componentes, análise de impurezas, entre outros.
  • Amostra: Descreva a amostra a ser analisada, incluindo sua natureza, matriz e concentração aproximada.
  • Método analítico: Indique se há um método específico que deve ser seguido ou se você precisa de orientações sobre o método mais adequado para sua amostra.
  • Condições de análise: Forneça informações sobre as condições de análise desejadas, como tipo de coluna cromatográfica, temperatura de forno, tempo de retenção, gás de arraste, fluxo de gás, entre outros.

Caso o usuário julgue necessário, outras informações que sejam consideradas necessárias para a realização das análises também devem ser incluídas.

Após o agendamento da análise, o usuário receberá um e-mail de confirmação com os detalhes do agendamento. É importante ressaltar que o agendamento prévio é obrigatório e necessário para garantir a disponibilidade do equipamento para o período desejado. Destaca-se ainda que quando houver necessidade, usuários qualificados poderão operar o equipamento, desde que previamente treinados pela técnica ou com qualificação comprovada para sua operação segura.

Custos

Os usuários externos ao projeto inicial (PI) (processo nº 2022/02770-7) deverão contribuir com o pagamento de uma taxa por análise realizada, a ser recolhida junto à Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento
Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI-UFSCar). Os custos das análises estão disponíveis na tabela de custos elaborada e atualizada pelos Comitês de Gestão e Usuário.

Tabela de Custos

Categoria do solicitante Custo/Análises
Instituições Públicas
(Universidades e Institutos de Pesquisa)
R$ 150,00
Empresas e Instituição do Setor Privado R$ 350,00

 *Em todos os casos o solicitante deverá fornecer os padrões cromatográficos.

O Comitê de Usuário e o Comitê Gestor estão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. Não hesite em contatá-los caso você tenha alguma pergunta ou precise de assistência.