Controle Ambiental
A área de Pesquisa em Controle Ambiental foi criada em outubro de 1991 em conseqüência de um processo de transformação de uma área de Pesquisa originalmente dedicada à tecnologia de fertilizantes. Esta é uma das principais razões da grande ênfase dada hoje ao estudo de caracterização e remoção de pó em correntes gasosas. Mais tarde, com a entrada de novos membros, foram surgindo estudos abrangendo outros tipos de separação (gás-gás, líquido-sólido, etc.)
Assim, a área atua hoje na quantificação, qualificação e tratamento de agentes poluentes lançados ao meio ambiente. Em particular, tem-se dedicado à pesquisa de equipamentos de limpeza de gases e depuração de gases e líquidos, assim como na classificação e quantificação de material pulverulento presente na atmosfera e em ambientes internos, além da separação gás-gás, estudos de efluentes líquidos, cristalização e precipitação industrial.
Esse grupo de pesquisa tem se dedicado na criação de equipamentos fáceis de serem construídos e operados para que os fenômenos envolvidos e a influência dos principais parâmetros que governam os processos sejam bem entendidos.