Simpósio reunirá grupos de pesquisa em Sistemas Particulados na UFSCar

Evento comemora 40 anos da área de Sistemas Particulados na Instituição

SIMAPI.JPG

Nos dias 16 e 17 de maio, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizará o Simpósio Comemorativo dos 40 anos da área de Sistemas Particulados (SimAPI) no Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Instituição. O intuito é reunir os principais grupos e centros de pesquisa em Sistemas Particulados de todo o País, congregando docentes, estudantes e profissionais das diversas áreas da Engenharia, como Química, de Alimentos, Agronômica, Mecânica, de Petróleo, Agrícola, Civil e Metalúrgica, além das áreas de Física, Química e Matemática.
Para promover a interação, comunicação e a divulgação de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em andamento na área, haverá apresentação de trabalhos, com período de submissão até 18 de fevereiro. A programação, ainda em construção, também terá conferências e o lançamento de dois livros comemorativos dos 40 anos. As novidades podem ser acompanhadas no site do evento, em https://simposioapi-xlanos.wixsite.com/2019 e, também, no Facebook, em www.facebook.com/simposioapi.xlanos.
As inscrições, que também devem ser realizadas pelo site, são gratuitas. A organização do evento é do Centro de Secagem do DEQ e do Laboratório de Tecnologias Ambientais (LaTeA) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ), com apoio da Universidade, do Departamento e do PPGEQ.

Histórico
O marco inicial da área de Sistemas Particulados na UFSCar foi o ingresso no DEQ, em 1979, dos docentes Dermeval José Mazzini Sartori, Satoshi Tobinaga e José Teixeira Freire, o último atuante na Instituição até os dias atuais, com o título de Professor Emérito. Já nos anos 1980, ingressaram José Carlos Gubulin e Ana Maria da Silveira e, como o Departamento estava em seus primeiros anos, o foco era o estabelecimento de um curso de graduação de qualidade. O mestrado veio em 1982, quando o grupo solicitou financiamento para a pesquisa e os primeiros experimentos foram realizados.
Em 1992, a área foi reestruturada em dois grandes ramos de pesquisa, que deram origem ao Centro de Secagem e ao Laboratório de Técnicas de Separação (precursor do LaTeA). Hoje, a área conta com a participação de nove docentes e dois técnicos de laboratório do DEQ, tendo sido responsável por 189 trabalhos de conclusão de curso, 100 dissertações de mestrado e 60 teses de doutorado defendidas. Mais informações sobre o histórico da área na UFSCar também estão disponíveis no site do Simpósio.