Orientação aos Alunos

Prezados alunos e alunas,

Em vista do cenário de greve das categorias na UFSCar, informamos que o fluxo de documentos na coordenação de estágio estará reduzido, levando mais tempo para tramitações.

Não serão tramitados TCEs e TAEs para carga horária de 40h em virtude da greve.
Novos TCEs serão recebidos apenas na modalidade não-obrigatório e TAEs de mudança de modalidade não serão tramitados até novo calendário didático a ser estabelecido pela reitoria da UFSCar.

Novas documentações deverão considerar a grade de disciplinas cursadas no semestre vigente (2024.1) e poderão ter prazos mais prolongados de tramitação

Importante: evitem alterações e cancelamentos de estágio neste momento pois pode nao haver trâmites

ATENÇÃO: Todas as orientações quanto às documentações e trâmites de documentos estão no site da coordenação. Evitem enviar e-mail com dúvidas antes de ler atentamente a página para evitar sobrecarregar a caixa de e-mail e reduzir ainda mais a velocidade de trâmite de documentos.

Entre os dias 20-29 de maio não serão processados novos TCEs e TAEs, os formulários estarão fechados.

Atenciosamente,

Coordenação de Estágio.

==================================================================================

Do Aceite

Para matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado é necessário que tenha sido aprovado(a) nas disciplinas de Desenvolvimento de Processos Químicos 1 e 2.

 

Das Condições e documentos

O aluno que for aceito para o estágio deverá preencher uma Ficha de Inscrição  (disponível nos links abaixo) da Coordenação de estágio. Cabe lembrar que a matrícula na disciplina Estágio Supervisionado é de responsabilidade do aluno. Em nenhuma hipótese será aceito um aluno que não tenha preenchido a ficha de inscrição.

Os Termos de Compromisso de estágio devem ser submetidos à Coordenação com pelo menos 15 dias de antecedência à data do início do estágio.

ATENÇÃO: Para novas tramitações de Termo de Compromisso de Estágio, deverá ser observado o novo fluxo de procedimentos para assinaturas :

  1. Envio do formulário e documentos pelo estudante à Coordenação de Estágio, sem a indicação do professor orientador. Neste primeiro momento, não é necessário que o termo de estágio esteja com as assinaturas.
  2. A Coordenação de Estágio receberá a documentação, e indicará um professor orientador.
  3. O professor orientador entrará em contato com o aluno para a verificação de documentação, e informe de pendências, se for o caso.
  4. Ao final do processo, a Coordenação de Estágio enviará ao aluno o termo de compromisso de estágio assinado.

Para iniciar tramitação de termo de compromisso de estágio, preencha:

https://forms.gle/Sz62nLFYSHsdUkc49

Upload dos seguintes documentos no formulário:

  • Histórico escolar completo atualizado;
  • Atestado de carga horária com as disciplinas ou deferimento final de matrícula;
  • Cronograma das atividades de estágio e atividades de graduação (de acordo com modelo disponível);

Prazo para assinatura de documentos: a partir da data de entrega de todos os documentos corretos (sem pendências após análise e assinatura do professor orientador), o prazo médio para a assinatura é de 7 dias úteis, podendo ser prorrogado mediante a demanda de estágios.

Após a aprovação e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio por esta coordenação, o aluno estará apto a realizar seu estágio. A data de início do estágio não deve anteceder a data de assinatura pela Coordenação de Estágio.

Caso alguma irregularidade ou pendência seja detectada, você receberá um e-mail contendo orientações para que a situação seja resolvida.

 

Alterações no estágio

Qualquer alteração no termo de compromisso de estágio (data de término do estágio, condições de estágio, mudança de supervisor na empresa, horas trabalhadas…)  , deverá ser solicitada através de um termo aditivo. 

Os procedimentos para assinatura de Termo Aditivo de Estágio são os mesmos utilizados para a tramitação de Termo de Compromisso de Estágio, conforme listados acima.

Os Termos Aditivos para prorrogação de vigência do estágio devem ser submetidos à Coordenação com 30 dias de antecedência à data final prevista no Termo de Compromisso de Estágio.

Para iniciar tramitação de termo aditivo de estágio, preencha:

https://forms.gle/g86DiUoFMWA52EmW6

 

Dos Relatórios

Deverão ser entregues, a cada 6 (seis) meses a partir da data de início de estágio, um relatório e assinado pelo(a) orientador(a), pelo(a) supervisor(a) de estágio na concedente e pelo estagiário(a), independente da natureza do estágio (obrigatório ou não obrigatório).

Para entrega de relatório, preencha: 

https://forms.gle/mqJkAstigvXrSCvN9

 

Declarações 

Para solicitar declaração ou algum outro documento, preencha: https://forms.gle/9YEV758v968XnoGU9

    

Termo de Rescisão

É imprescindível que o encerramento do estágio em data anterior àquela inicialmente prevista no termo de compromisso ou no termo aditivo de estágio (por exemplo, em caso de efetivação) seja formalizado via um termo de rescisão contratual. Para a tramitação de termo de rescisão contratual, preencha o formulário: https://forms.gle/75CNQzRd1brmiiBG7
O modelo de rescisão contratual pode ser encontrado em “documentos”.

Ao finalizar o estágio:

Após o término do estágio (em ambas modalidades, obrigatório e não obrigatório), os alunos devem preencher o formulário no link: https://forms.gle/V1fwXEfddnspNtJc8